Menu:

 

ORIGEM DO ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA NO BRASIL 

O ensino de Medicina Veterinária foi oficializado em 1933, quando o então presidente Getúlio Vargas, assinou o Decreto 23.133, que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no Brasil.  No entanto, os cursos de Medicina Veterinária começaram a existir muito antes disso. Em 1912, foi lançada a pedra fundamental da Escola Superior de Medicina Veterinária na dependência do Mosteiro São Bento de Olinda/Pernambuco. O responsável pelo mosteiro na época, o Abade Dom Pedro Roeser, foi o idealizador da proposta de fundação da Escola de Agronomia e Veterinária. Com seu entusiasmo e perseverança, conseguiu recrutar dois professores alemães da Universidade de Berlim, com o objetivo de preparar os monges nas atividades de ensino. Um deles professor de Veterinária, Dr. Hermann Hehaag e o outro de Ciências Naturais e Agricultura, Dr. Johann Ludwig Nicolaus. Assim, foi o Dr. Hehaag que se responsabilizou pela orientação na construção das instalações e da estrutura do ensino, baseado na Universidade de Munich. Como resultado, o Hospital Veterinário foi inaugurado em dezembro de 1914, sendo o primeiro do Brasil.     

O curso preparatório dos monges iniciou em 1913, porém neste ano, um farmacêutico formado pela Escola de Medicina e Farmácia da Bahia, Dionysio Costa Meili, procurou o Abade em busca de trabalho e propôs fazer o curso de Medicina Veterinária em tempo reduzido, já que tinha cursado matérias correlatas no curso de Farmácia. O assunto foi aprovado pela Congregação e Dionysio fez o curso em caráter especial, concluindo em novembro de 1913, sendo o primeiro veterinário formado no Brasil.

Formalmente, as matrículas para o curso de Medicina Veterinária ocorreram em fevereiro de 1914 e a primeira turma colou grau em final de 1917, com quatro alunos formados. No mesmo ano, formaram-se cinco alunos na Escola de Agricultura e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, que tinha iniciado suas atividades em 1913.

Simultaneamente, também no Rio de Janeiro, foi criada a Escola de Veterinária do Exército, que iniciou suas atividades em 1914, apesar de formalmente existir a partir do Decreto de 6 de dezembro de 1910.

Desde então, a Medicina Veterinária no Brasil e no mundo tem passado por muitas atualizações e reformas, caracterizando seu papel na saúde animal, na segurança alimentar e, mais recentemente na saúde única, fazendo a interface com a saúde humana.

O dia do Médico Veterinário é celebrado no Brasil, em 9 de setembro, que remete a data no ano de 1933, em que o decreto presidencial regulamentou a profissão.

Já o dia Mundial da Medicina Veterinária tem outra origem. A data está relacionada com o fato do professor John Gamgee, da faculdade de Edimburgo, no Reino Unido, em abril de 1863, ter convidado professores e profissionais da Medicina Veterinária de toda a Europa para uma reunião geral sobre a profissão. A reunião ocorreu em Hamburgo, Alemanha, nos dias 14 a 18 de julho de 1863, tendo participado 103 profissionais que, durante o evento, criaram a World Veterinary Association (WVA). Esta associação é responsável por promover eventos, pesquisas e outras atividades relacionadas à profissão, além de representar mundialmente os Médicos Veterinários. Para homenagear os profissionais da área, a WVA criou o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que é comemorado sempre no último sábado do mês de abril de cada ano.